quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Apresentação do texto recriado O menino na sinaleira/ Luiz Coronel e O bicho/ Manuel Bandeira

 A menina na sinaleira e o bicho do pátio


Há uma menina na sinaleira.
A idade se conta nos dedos das mãos
Há um bicho na imundice do pátio
catando comida entre os detritos.

A menina tem um tribunal
às costas e um shopping à frente.
E em todas as sinaleiras há uma menina.

A menina quer comprar pão e leite, coisa impossível.
O bicho quando achava alguma coisa
não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O coração petrifica-se.

E todos sabem que não há sinal verde
para este país enquanto houver
uma menina na sinaleira.

E o bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem!

Alunas: Milena, Maíne, Dienifer, Júlia, Mayara e Ariane. 

Semana da criança

     Na semana das crianças aconteceu brincadeiras, teve lanches especiais, a Fanfarra e o tão esperado Show de Talentos 2 só para crianças.

     Foi uma semana muito especial!

domingo, 7 de novembro de 2010

Ficha limpa 2010

    O projeto Ficha Limpa é uma campanha da sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades. A Lei Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto!
       O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de 2009 foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas.

       O MCCE, a ABRACCI e cidadãos de todo o país acompanharam a votação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado e, no dia 4 de junho de 2010, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Complementar nº. 135/2010, que prevê a lei da Ficha Limpa.
      A aprovação do Ficha Limpa foi possível com mobilização e a pressão popular. É, portanto, uma vitória de todos!
      Fonte:  http://www.fichalimpa.org.br/index.php?op=o_que_e

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Semana Farroupilha


Hino do Rio Grande do Sul

Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra.

   A semana farroupilha foi comemorada na escola com apresentaçãoes de vários CTGs entre eles, Coxilha de Ronda, Aba Larga e Os Tropeiros. Foi muito interessante assistir as danças que os alunos se dedicam para aprender, para poderem apresentar na Semana do Gaúcho. E a escolha de prendas e peões que foi muito bonito.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bandeira do Brasil

Semana da Pátria

   Na semana da Pátria cantamos o hino todos os dias, em respeito a bandeira Nacional.
    Foi uma semana cheia de palestras e aprendizado. 

 Letra do hino Nacional Brasileiro
  
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!


DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!



Fonte: www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Palestra dos coletores de lixo

A escola convidou alguns coletores de lixo para realizar uma conversa com os alunos do turno da manhã para explicar como esse trabalho é  importante para o meio ambiente e para manter a cidade limpa.Também explicaram o que todos devem por na recicléia para não ser um trabalho perigoso para os coletores.

Palestra sobre Cidadania

Dia 08/09/10 a escola recebeu a presença do advogado Carlos Alvin de Almeida Oliveira  para realizar uma reunião com os pais e alunos da escola sobre a importancia da cidadania.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Acróstico da Escola

    Escola Linda.
    Com União.
    DediCação.
    Amor pelos outros.
    ESpecial para todos.
    Amiga quando necessário
    Responsável,
    EducAdora,
   Única
     Com muitos Jovens,

    Ótimista 
     Que faz parte Da nossa vida, 
     E também  dE nossa família.
     Escola Organizada,
     E coLegas
     DIferentes
     Na Vida
     E nos sonhos,
     Que anImam a todos
     Com Respeito e 
     CidAdania.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Aniversário da Escola

    Para comemorarmos o aniversário da escola realizaram várias atividades, com os alunos.
    No dia 12/06 aconteceu a missa na Igreja Matriz, dia 15/06 as professoras proporam ao turno da manhã a realizar um bolo para dividir com a turma. Dia 16/06 tivemos a apresentação da Fanfarra, do grupo Artilharia, no dia 17/06 a professora Cristiane (educação física) realizou Interssérie com os alunos da manhã e com os alunos da tarde propôs um circuito com a ajuda das tribos e os alunos da 8ª série.
    E para finalizar aconteceu o Show de Talentos realizado por Daniel, Diéssica, Éric e Milena da 8ª série, iniciou-se com a apresentação da Banda DG, muitos alunos se apresentaram e foi finalizado com o show do André Canterle.

     Foi uma semana muito especial!